Há mais de 6 mil anos a língua que deu origem ao nome "DEUS" se chamava “proto-indo-europeu”. Esse idioma deu origem à 439 línguas modernas.
Na língua proto-indo-europeu "Dyeus Phater" era o nome que deu origem à palavra "DEUS", onde DYEUS significa CÉU e PHATER significa PAI, sendo "Dyeus Phater": "PAI DO CÉU". Na Índia, o nome segue quase o mesmo até hoje: “Pai do Céu” em védico-sânscrito é "द्यौष्पितृ".
YHVH ou YHWH (יהוה, na grafia original em hebraico) é o nome de DEUS mais falado no mundo.
Do Tetagrama Sagrado YHVH em Hebraico surgiram outros 72 nomes de DEUS, que são a base da CABALA JUDAICA, bem como os 72 nomes da MÃE DIVINA, os 72 nomes dos anjos cabalísticos e os 72 nomes dos demônios cabalísticos, invocados na magia Goetia por Salomão utilizando a hoje chamada Chave Menor de Salomão ou Clavículas de Salomão.
Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico YHVH, Yahveh ou Yehovah. Jeová é uma latinização do hebraico יְהֹוָה, uma vocalização do tetragrama יהוה (YHWH).
Em português o significado mais aceite para o nome YHWH seria "Eu sou o que sou", "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe".
Uma análise contextual da palavra DEUS em anagrama e significado nos remete a seguinte interpretação:
D+eus= no plural: De nós ou Nosso
D+eu+s= Do EU SOU
Gematria é o método hermenêutico de análise das palavras bíblicas somente em hebraico, atribuindo um valor numérico definido a cada letra. É conhecido como "numerologia judaica" e existe na Torá (Pentateuco).
Na Gematria da palavra hebraica YHVH temos que Y=10 H=5 V=6 H=5. Ao estudarem o nosso ADN e considerarem a sua carga química os cientistas descobriram a sequência de números 10, 5, 6 e 5 e ao jogarem na análise gematrica encontraram exactamente o nome de DEUS (YHVH) repetindo-se nas sequências do nosso ADN.
Sem comentários:
Enviar um comentário