quinta-feira, 17 de julho de 2025

Os Sete Degraus de Saturno em Direcção ao Trono do Sol:

1) Aceite a sua vida como ela é; cumpra bem as suas obrigações.

2) Faça tudo sem apego pessoal.

3) Destrua o mal, primeiro no seu próprio coração, e assim estará matando o mal à sua volta, porque uma superfície branca reflectirá apenas a luz branca.

4) Seja bom; seja limpo de mente e de coração.

5) Acabar com a aflição é o objectivo da vida.

6) Seja deus e Deus será seu.

7) Você é Ele e Ele é você.



A qualidade mais notável da influência de Saturno é a virtude do autocontrole, e enquanto a pessoa não for totalmente autocontrolada, terá ainda algo da impulsividade da natureza animal que se esforça para exercer o domínio. Isso coloca a influência de Saturno decididamente do lado humano, em oposição ao animal.

Partindo do autocontrole, três estágios conduzem à liberação ou libertação da escravidão da natureza inferior, a saber:

concentração, meditação e contemplação.


Concentração

Esses estágios não podem ser completados com êxito, a não ser usando-se algo da influência de Saturno. Marte não é um planeta cuja influência favoreça a concentração, a menos que seja sobre o desejo, através do sentimento ou da emoção; e, mesmo então, não por muito tempo, sendo facilmente afectado por uma alteração do desejo ou do sentimento.

A concentração tem sido descrita como “o estorvo às modificações do princípio pensante”. Se considerarmos por um momento a Mente no seu estado puro ou criativo, como sendo representada pelo planeta Vénus, e a Mente Inferior, ou aquela parte que é expressa através do cérebro, como estando sob a influência da Lua, Saturno será a ponte entre as duas, influenciando a concentração e estabilizando, por enquanto, a mente activa. Aliás, aquilo a que chamamos de mente pessoal ou inferior é difuso e mutável como a Lua, vagando de um objecto ou idéia para outro; é a influência de Saturno, planeta cujo polo se opõe à Lua, que mantém a mente voltada para uma só coisa ou apta a manter isolado um pensamento único, excluindo os demais e tornando, desse modo, verdadeira a afirmação de que a mente é modificada por qualquer objecto que apareça à sua frente. O cérebro é o instrumento da mente, e não é a mente propriamente dita, como pode ser sentido por aqueles que sabem como parar a mente ou torná-la activa a seu bel-prazer. Isto sugere a idéia de que Saturno está também intimamente associado ao aspecto vontade da consciência, e que ele actua como influência ou agente imediato da vontade. A razão, porém, leva à impossibilidade ou à mais alta indiferença, que não é um aspecto da vontade, estando antes ligado ao lado da Justiça da influência de Saturno; tanto que podemos afirmar com segurança que a influência de Saturno é uma ajuda à concentração efectiva. Isto valerá também para a influência de Saturno sobre a meditação como um todo, quando os pensamentos são focalizados sobre um ponto; porém, a natureza de qualquer espécie particular de meditação só pode ser avaliada a partir do horóscopo como um todo.



Sem comentários:

Enviar um comentário